O Buraco das Araras, no município de Jardim, em Mato Grosso do Sul, atrai turistas do Brasil e de várias partes do mundo o ano inteiro para contemplar a beleza e a tranqüilidade do lugar, uma gigantesca cratera com aproximadamente 500 metros de diâmetros e 100 metros de profundidade no meio do cerrado.
"Todo dia tem gente querendo fazer o passeio que dura em média uma hora", conta Rooswelt Sampaio, responsável pelo receptivo aos turistas no Buraco das Araras
, que fica na Fazenda Alegria, distante 28 Km de Jardim. Segundo ele, pelo menos 30% dos visitantes são estrangeiros vindos de várias partes do mundo.A conservação do ambiente natural é conciliada com a visitação da área. Os passeios são feitos com o acompanhamento de monitor em grupos de no máximo dez pessoas por vez em intervalos de 15 minutos, tempo suficiente para as instruções básicas sobre as regras que o visitante deve seguir durante o percurso e no próprio Buraco das Araras, que ganhou esse nome em razão do grande número de araras que habitam o local e fazem verdadeiros espetáculos.

O acesso é pela BR-267, sentido Porto Murtinho. Assim que o visitante chega ao estacionamento do receptivo, a 400 metros do Buraco, já pode vislumbrar todo um cenário de beleza com as características da fauna e da flora do cerrado. Na etapa seguinte, depois de ser devidamente orientado pelo monitor, o turista tem pela frente cerca de 900 metros de caminhada ecológica até chegar aos mirantes com vista privilegiada do Buraco das Araras, ambos especialmente instalados para contemplação e fotografias. "Aqui quem esquece a máquina fotográfica se arrepende", comentou Rooswelt Sampaio.
A descida de rapel não faz mais parte da programação do passeio desde 2006. Era uma boa alternativa para uma visão panorâmica do interior do buraco e das araras e outras aves que retornam sempre ao final do dia. Atualmente a descida é feita apenas para pesquisa científica. O fim do rapel como atividade turística tem a ver com a preservação do ambiente, considerando que as aves fazem ninho na parede do buraco e a ação de descer e subir sempre trazia perturbação aos animais.
No período de reprodução, de maio a dezembro, as araras permanecem durante o dia todo no buraco. De janeiro a abril as araras permanecem no buraco até o meio da tarde, depois saem e só retornam a partir das 16h30. É o período em que os filhotes já estão voando. Os horários da manhã são muito bons para se ver araras e outros pássaros.
O acesso a Jardim a partir de Campo Grande pode ser via Aquidauana (280 KM pela BR-262) ou Via Sidrolândia (233 KM pela BR-060). De Jardim ao Buraco das Araras são 28 KM pela BR-267, sentido Porto Murtinho.
Horário de funcionamento: Diariamente, das 7h30 às 17h
Visitação: Por pessoa custa R$ 25 na alta temporada e R$ 20 na baixa temporada.
Contato: (67) - 3255 4355
Nenhum comentário:
Postar um comentário