O Governo do Estado vai instituir o Geopark Bodoquena-Pantanal, que abrangerá uma área de 39,7 mil quilômetros quadrados em 13 municípios de Mato Grosso do Sul.
O objetivo é conservar, proteger e valorizar o patrimônio cultural e natural das regiões do Pantanal e do Parque da Serra da Bodoquena. Fazem parte do Geopark 54 áreas denominadas geossítios, envolvendo grutas, lagoas, nascentes de rios e fazendas localizados em Bonito, Bodoquena, Ladário, Corumbá, Jardim, Nioaque, Bela Vista, Porto Murtinho, Miranda, Aquidauana, Anastácio, Caracol e Guia Lopes da Laguna.
Outro objetivo do Geopark é a necessidade de todo esse patrimônio cultural e natural ter seu valor reconhecido mundialmente como parte integrante da rede mundial do Programa Geopark Unesco, atraindo assim a comunidade científica mundial e a visitação turística com fins educacionais, científicos, culturais, de fruição e conservacionistas.
O decreto também institui o Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal, órgão colegiado de caráter consultivo, competente para diagnosticar, promover e divulgar ações necessárias para o desenvolvimento sustentável da região abrangida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário