segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Saiba quais são as 5 frases que todo turista deve evitar


Pense antes de falar. Essa estratégia é adequada para qualquer momento, mas é ainda mais necessária quando você está fora de sua cidade e, principalmente, país. Por isso, atente-se a cinco frases que você deve evitar durante as suas viagens e fuja de alguns constrangimentos durante seu passeio.

“Você fala inglês?”
: há algumas frases básicas que todo viajante deve saber antes de cruzar as fronteiras de seu país. Por isso, mesmo se você ainda passar longe de ser fluente na língua nativa de seu destino, tenha na ponta da língua algumas frases. “Olá”, “por favor”, “obrigada” e “onde é banheiro?” devem ajudar muito nesta hora.

“Você tem troco?”: se o valor do táxi chegou perto da nota que você tem no bolso, não peça troco. O mesmo vale na hora de dar a gorjeta ao garçom ou ao guia de turismo. Para evitar o constrangimento, tenha em mãos dinheiro trocado.

“Você pode me ajudar? Estou perdida e vou ficar no hotel (...)”: sabe aqueles filmes em que a mocinha pede uma informação e é sequestrada? Sim, é ficção, mas pode facilmente se tornar real. Turistas desavisados tornam-se alvo fácil de criminosos.

“Eu não quero ir pra lá! Não achei referências”: acostumados a procurar referências de tudo na internet, podemos perder bons locais por não encontrar citações na rede.

“Ei, eu não tenho uma bomba!”: a situação de passar por uma revista já é bastante difícil, então, nada de fazer piada por mais que a cena pareça ridícula. Fazer comentários inapropriados pode ser passível de punição.


Portal Terra

Nenhum comentário:

Busca