terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ecotourism and Sustainable Tourism Conference (ESTC 2014)


A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, receberá de 27 a 30 de abril de 2014 a Conferência Internacional de Ecoturismo e Turismo Sustentável, a mais importante conferência de ecoturismo, que reúne os principais representantes do segmento do mundo.

O evento é promovido pela Sociedade Internacional de Ecoturismo, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do ecoturismo. Os temas de debate colocam o turismo como setor importante para a conservação, proteção da diversidade cultural e desenvolvimento sustentável da comunidade.

A definição de Bonito como sede do evento ocorreu após uma acirrada disputa com oito outros destinos internacionais. O município brasileiro foi escolhido após avaliação da infraestrutura turística, de ações ecológicas e da relação entre a administração e a comunidade nos processos de desenvolvimento sustentável.
A cidade de Bonito foi uma das cidades finalistas onde concorreu com a cidade de Quito, capital do Equador. Na avaliação, representantes da TIES e da Embratur fizeram visita técnica no município de Bonito, a visita foi parte determinante no processo de candidatura para realização do evento. 

Segundo a Diretora Presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun o perfil de público para o evento são de profissionais líderes e formadores de opinião do segmento de ecoturismo e turismo sustentável. “A cidade de Bonito é referência nacional do ecoturismo. O evento vai reforçar a identidade da cidade como um dos principais destinos do segmento do país. Bonito destaca-se como referencial de ecoturismo e turismo de aventura, não só pelos atrativos naturais, mas também pela sua estrutura, organização e profissionalismo. Sendo assim será palco ideal para a Conferência”, disse Nilde.

Referência ecoturismo
                                                
A cidade de Bonito conquistou pela 13ª vez consecutiva o título de Melhor Destino de Ecoturismo, após votação dos leitores da Revista Viagem e Turismo - publicação da Editora Abril no Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2012/2013. Com belezas reconhecidas mundialmente, as cidades de Bodoquena e Bonito, além do Pantanal são centros de visitação ecoturístico mais requisitados do Estado.

Na edição brasileira são esperados cerca de mil participantes de mais de 40 países. Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureau de Bonito, Rodrigo Coinete, a partir de agora a cidade será referência internacional em ecoturismo. “Merecemos receber esta conferência é importante para a nossa cidade e para o Brasil. Parecia impossível, mas conseguimos trazer o mais importante evento de ecoturismo do mundo para uma cidade de 20 mil habitantes no interior do Brasil. Bonito não para de nos surpreender”, concluiu Coinete.

Segundo a técnica da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e coordenadora executiva do comitê, Alessandra Fernandes, o evento vai deixar um legado importante não só para Bonito, mas para todo o Brasil. “A Conferência vai reunir especialistas de todo mundo para discutir questões do ecoturismo, da sustentabilidade, do potencial do turismo agregado ao valor econômico e a contribuição das comunidades locais na preservação do meio ambiente”, disse.

Conforme a coordenadora, os participantes também farão visitas técnicas nos atrativos, onde será possível analisar e discutir acerca das experiências, necessidades e possíveis impactos gerados pelas atividades do turismo.

Mais Informações:

Nenhum comentário:

Busca