domingo, 4 de outubro de 2009

Adventure: terceiro dia em Bonito-MS

--

Por Dirceu Martins - Repórter Terra da Gente EPTV

Participantes vencedores da promoção do programa e da revista Terra da Gente estão em Bonito-MS.

Na rota da flutuação (aquela história de entrar na água e descer à deriva observando a vida no rio), hoje foi dia de explorar o rio Sucuri, peculiar por vários motivos.

O Sucuri tem só dois quilômetros, da nascente até desaguar no rio Formoso. Todo este trecho está dentro da mesma fazenda, nas mãos de uma mesma família há cem anos, que, com um projeto de manejo adequado e simpático, conseguiu dar acesso às maravilhas das águas cristalinas sem acabar com o recurso.

As trilhas que levam até à margem são bem definidas na terra e suspensas em passarelas de madeira, de forma que, nos pontos estratégicos, o visitante pode admirar de cima as nascentes, que formam ressurgências que parecem ferver no solo de sedimentos de calcário, sem a chance de sujar a água ou prejudicar a vegetação.

Na descida do rio, o flutuador é acompanhado por cardumes de piraputangas, lambaris, corimbas e... tchan tchan tchan tchan... pelo rei do rio! Messias, nosso convidado de Ribeirão Preto mal podia acreditar, ao se ver lado a lado com o douradão de ( talvez, ninguém sabe) oito quilos.

Pescador fanático, ele saiu da água bendizendo a vida: "sempre achei valioso um dourado no anzol. Hoje descobri que, vivo, dentro da água, ele é impagável".Aos poucos, o adventure vai mudando a vida dos exploradores. Vamos ver onde isso vai dar.

No fim da tarde, banho de cachoeira, pra energizar.
Amanhã tem mais.
Dirceu Martins - Terra da Gente

Nenhum comentário:

Busca