segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Adventure: quarto dia em Bonito-MS

--
Por Dirceu Martins - Repórter Terra da Gente EPTV
Participantes vencedores da promoção do programa e da revista Terra da Gente estão em Bonito-MS.
Se tivessem asas, eles não teriam problemas. Mas como nossos quatro heróis do Terra da Gente Adventure não sabem voar, precisaram pendurar a vida numa corda. O chão sumiu debaixo dos pés. O coração bateu mais forte. Pra seguir na trilha, desta vez, eles tiveram que descer os noventa metros de um paredão no rapel. O caminho de hoje passava pelo ar.

A expedição levantou poeira logo cedo: sete da manhã, já estávamos na estrada, saindo de Bonito, rumo à Serra da Bodoquena. Que visual!

A paisagem ia suave, até chegarmos a uma passarela de metal que projeta um mirante uns cem metros pra dentro do vale do rio Salobra. Isso porque o "mirante" tem no piso um cadafalso. Quando ele se abre, não há nada entre quem está lá em cima e o fundo do vale, a exatamente 90 metros pra baixo, só as cordas ligam estes dois pontos do desafio.

Desafio? Sim, e dos bravos! "Quem vai?", pergunta o repórter. E a resposta se repete: "Tô dentro". Inclusive dona Izilda, a de 61 anos que mora num sitiozinho em Leme (SP). Lá vai a senhora mais simpática do oeste, de óculos, medo da pressão alta e nenhum medo de ser feliz.

"Quando era mocinha, não tive esta oportunidade", explica ela. "Não quero perder a que talvez seja a primeira e a última". Descemos juntos, ela quatro metros abaixo de mim, em cordas pararelas. Tudo gravado, tudo pronto pra ser relatado. Dava pra ouvir as mãozinhas dela apertando as luvas, que rangiam ao correr da corda. Um barato. Barato total!!!

E acredita que ela não foi a maior sensação? Ninguém vibrou tanto quanto o engenheiro Isaías, de São José dos Campos. Ele, que é fã de pássaros, se sentiu um deles. Lembra do Messias, de Ribeirão, que realizou o sonho nandando no meio dos dourados, no rio Sucuri? Hoje foi o dia de Isaías voar junto com os pássaros. É verdade que a maioria das aves era de urubus. Mas quem liga. Afinal, são urubus selvagens.

Além disso, já sentiu a suavidade desses bichos no ar? É destreza aérea pra andorinha nenhuma botar defeito. N Observador do mês de Outubro, Ciro Porto escreve contra o preconceito.

Isaías, que conhece as aves e provavelmente já não tinha, agora tem um motivo a mais para contemplar as maravilhas da natureza com as lentes do coração. O dele quase saltou da boca, hoje. Primeiro, de medo do rapel. Depois, pela emoção de flutuar junto com as criaturas que ele mais admira.

Que será que nos espera amanhã?

Dirceu Martins - Terra da Gente

Nenhum comentário:

Busca