sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Fábrica da Taboa em Bonito (MS) abre suas portas

O local onde a bebida é produzida integra agora o roteiro cultural-turístico de Bonito. Mistura dos ingredientes, confecção das garrafas com fibra de taboa, boutique com produtos exclusivos, além da história do bar e da bebida, conhecida em todo o Brasil, são atrações da visitação

Desde dezembro de 2009, a visitação à "Taboa - Fábrica de Encantos" consta no roteiro cultural-turístico da cidade. A cinco quadras do bar, o local foi totalmente adaptado para receber os turistas.

A porta de entrada da fábrica é uma réplica da primeira fachada do Taboa Bar. Poucas pessoas sabem, mas o local onde bar funciona há 14 anos, foi a sede do primeiro banco de Bonito e da primeira prefeitura da cidade - Cândido Luiz Braga, o primeiro prefeito da cidade (1949) é inclusive avô da proprietária do Taboa, Andrea Braga Fontoura. "Na fábrica, as pessoas vão poder conhecer um pouco da história do Taboa que também se confunde com a história da cidade. Essa era uma demanda antiga dos turistas porque eles vinham para a cidade e não encontravam referências históricas", explica Andrea.


Consciência ecológia, que também é o ponto forte de Bonito, está evidênciada na fábrica, que teve a sua construção pensada de forma a contribuir com a natureza. O piso do chão, por exemplo, utiliza aproximadamente 5 mil garrafas de vidro retiradas de locais onde pereceriam na natureza (o vidro demora milhares de anos para se decompor no solo).


Os visitantes poderão ver alambique com a cachaça que é feita em Campo Grande e segue para Bonito, onde recebe a mistura. "Aqui fazemos a mistura da bebida e também seu engarrafamento artesanal", explica Andrea, que criou a bebida em 1996. "No inverno, um gupo de amigos ficava reunido no bar e eu comecei a misturar os ingredientes com a cachaça. A bebida foi ficando popular entre os conhecidos e logo começou a chamar a atenção dos turistas que passaram a tê-la como uma referência durante as visitas a Bonito", lembra-se.


A combinação de sabores pode até parecer fácil de ser copiada na teoria, mas na prática, a única detendora da receita da Taboa é Andrea que supervisiona todas as garrafas que são produzidas. "Sempre fui muito interessada nesses assuntos de mistura de sabores, além da taboa tradicional, temos a cachaça pura e com a guavira (fruto típico da região). Também estamos apostando em outros produtos como a mistura da cachaça com frutas tradicionais, dentre elas o pêssego, ameixa e abacaxi", informa Andrea. Na fábrica, também há espaço reservado para o cultivo de ervas que são adicionadas à cachaça, como cravo, canela, alecrim, guaraná, enfim, ervas consideradas de encatamento pelos povos antigos.

Degustação e caldo
Os visitantes poderão desgustar as bebidas durante o processo de fabricação e também aproveitar e experimentar caldo típicos da região, como o pantaneiro (mandioca com carne seca) para acompanhar a degustação das cachaças.

Na fábrica, a bebida passa pelo controle de qualidade num laboratório o qual os turistas poderão visualizar durante a visita, para depois descobrir como é feito o processo de engarrafamento da bebida. De forma artesanal, produzido com fibras da taboa - uma planta também presente no cerrado brasileiro - o revestimento da garrafa, dá o toque especial ao produto. Todo o processo é feito por pessoas de comunidades carentes de Bonito - o que gera oportunidade de emprego na cidade. "É um trabalho muito interessante porque as pessoas já identificam a bebida por conta da exclusividade da garrafa", lembra Andrea. A planta taboa é conhecida por ser depuradora de águas poluídas, o que também ajuda na preservação do meio-ambiente.

Nenhum comentário:

Busca