quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Conheça a história da Taboa Fábrica de Encantos em Bonito (MS)

Quem já veio em Bonito (MS) conhece a famosa bebida Taboa, uma composição de cachaça com ervas, canela, mel e guaraná em pó.

Sabia que além de você passar no bar para prová-la, você ainda pode conhecer todo seu processo de fabricação? Pois é, tudo isso fazendo uma visita na Taboa Fábrica de Encantos.


Andrea Fontoura, proprietária do bar, conta que no começo, ela preparava a bebida Taboa no próprio balcão do seu bar. Durante muito tempo, ela usava a cozinha de sua avó que morava nos fundos do bar. Quando construiu sua casa, mudou de ambiente para fazer a bebida. Mas logo em seguida comprou um terreno onde instalou um depósito e adequou-se as exigências do ministério da agricultura.

Como havia muito interesse dos turistas em conhecer o processo de fabricação da Taboa, Andrea resolveu abrir a fabrica para visitação: "só no dia que eu puder mostrar ela com os encantos que a minha vida se mostrou para mim", diz.

Em dezembro de 2009, a fábrica é estruturada para visitação da comunidade e turista. 


A porta de entrada da fábrica é uma réplica da primeira fachada do Taboa Bar. Poucas pessoas sabem, mas o local onde bar funciona há 14 anos, foi a sede do primeiro banco de Bonito e da primeira prefeitura da cidade - Cândido Luiz Braga, o primeiro prefeito da cidade (1949) é inclusive avô da proprietária do Taboa.

Os visitantes poderão ver alambique com a cachaça que é feita em Campo Grande e segue para Bonito, onde recebe a mistura. "Aqui fazemos a mistura da bebida e também seu engarrafamento artesanal", explica Andrea 


Na fábrica, também há espaço reservado para o cultivo de ervas que são adicionadas à cachaça, como cravo, canela, alecrim, guaraná, enfim, ervas consideradas de encatamento pelos povos antigos. 

Os visitantes poderão desgustar as bebidas durante o processo de fabricação e também aproveitar e experimentar caldo típicos da região, como o pantaneiro (mandioca com carne seca) para acompanhar a degustação das cachaças.



Na fábrica, a bebida passa pelo controle de qualidade num laboratório o qual os turistas poderão visualizar durante a visita, para depois descobrir como é feito o processo de engarrafamento da bebida. De forma artesanal, produzido com fibras da taboa - uma planta também presente no cerrado brasileiro - o revestimento da garrafa, dá o toque especial ao produto. 


A planta taboa é conhecida por ser depuradora de águas poluídas, o que também ajuda na preservação do meio-ambiente.


Todo o processo é feito por pessoas de comunidades carentes de Bonito - o que gera oportunidade de emprego na cidade. "É um trabalho muito interessante porque as pessoas já identificam a bebida por conta da exclusividade da garrafa", lembra Andrea. 

Venha conhecer esse lugar magnifico!

"Criei um espaço onde à magia da minha vida esta presente. Na verdade chego a falar que abri a minha vida para as pessoas. Porque fazer taboa para mim tem um significado especial. É um momento especial. Ela é feita exatamente da mesma maneira que fiz a 1° vez. Na cozinha do fundo do meu barzinho. Sejam bem vindos e sintam este lugar... E seus encantos." finaliza Andrea.


Você Merece Ter Esse Lugar de Destaque. Você é o Encanto!... Taboa!!!


A Taboa Fábrica de Encantos funciona das 13h00min às 20h00min. A entrada é de R$ 25,00 por pessoa e o turista ganha de brinde uma taboa de 50 ml.

Nenhum comentário:

Busca