domingo, 11 de outubro de 2009

Adventure IV: O que a natureza tem de mais Bonito?

--
texto: Nádila Pereira| fotos: Willy Ertel

Depois de sete dias em Bonito, chega ao fim o “Terra da Gente Adventure IV”, evento esportivo promovido pela EPTV - Terra da Gente.

No período de 01 a 08 de outubro, a ATRATUR recebeu em Bonito, a equipe de filmagem, juntamente com os vencedores do “Terra da Gente Adventure IV”. A cada ano, a revista Terra da Gente lança uma promoção titulada “Terra da Gente Adventure”, e em sua quarta edição, o destino escolhido para visitação foi Bonito, no Mato Grosso do Sul, um dos pedaços mais ricos em biodiversidade e belas paisagens do Brasil.

Equipe de filmagem na Água...

Entre 2.130 inscrições válidas, quatro felizardos foram selecionados pela criatividade e pelo conteúdo de suas frases sobre o tema “O que a natureza tem de mais bonito?”. Nos textos selecionados, além de expor o anseio em tirar uma folga e ir para um lugar agradável com tudo pago, os selecionados conseguiram traduzir a importância do conjunto e da harmonia na relação entre as espécies, incluindo a humana, além de demonstrarem uma paixão e comprometimento verdadeiro para com a conservação da biodiversidade. Sendo eles: Jane Cavalcante Rodrigues, 26 anos, de São Luis, Maranhão; Messias Ulisses Falleiros Oliveria, 42 anos, de Ribeirão Preto; Maria Zilda Perna Oliveira, 62 anos, de Leme; e Izaias Miranda Junior, 38 anos, de São José dos Campos, os três últimos do estado de São Paulo.

Cada participante teve direito de trazer um acompanhante para desfrutar em uma semana as belezas naturais da região sul-mato-grossense. Aqui tiveram uma semana de trilhas, cachoeiras e observação da natureza, com tudo pago.

Convidados e parte da equipe no aeroporto de Campo Grande, MS

Conhecendo os participantes e os acompanhantes

Jane Cavalcante Rodrigues, 26 anos, Técnica Ambiental e Geógrafa trabalha na Secretaria de Meio Ambiente de São Luis. Para participar desta aventura, convidou sua irmã, Elizabeth Cristine Rodrigues, para vim junto.

Izaias Miranda Junior, 38 anos, casado e pai de duas filhas; veio à Bonito em companhia de sua esposa, Daniella Tavares Miranda. Apaixonado por meio ambiente e observador de aves, ficou encantando com as aves aqui encontradas. No trabalho, busca sempre preservar o meio ambiente através da sua participação em projetos de reflorestamento e conservação das matas e riachos.

Maria Zilda Perna Oliveira, 62 anos, é aposentada e mora em um sítio na cidade de Leme, em São Paulo. Agricultora nascida na zona rural, sempre amou a natureza. Para ela, cuidar da natureza é aproximar-se do Criador. Para viajar com ela, conforme o prometido por ocasião da inscrição, convidou Seu Jorge, que trabalha há 20 anos na administração do sítio.

Messias Ulisses Falleiros Oliveira, 42 anos, advogado com pós-graduação em Direito Ambiental. Sempre ligado à natureza, desde a infância, Messias é um apreciador de verde. Seu esporte preferido é a pescaria, e em Bonito ficou encantado ao ficar frente a frente com o Rei do Rio: o Dourado. Para acompanhá-lo nesta aventura, veio acompanhado de sua mãe, Maria Carolina Falleiros.

Programação em Bonito

Dentro da programação prevista, foram realizadas visitas em treze atrativos turísticos de Bonito, sendo eles:

01.10.2009 – Chegada à Bonito.

02.10.2009 – Com muita empolgação e ansiosos para inicio desta aventura, a equipe e os convidados foram conhecer as Cachoeiras do Rio do Peixe. A convidada Maria Zilda de 62 anos, saltou do alto dos cinco metros da plataforma de calcário até o espelho d´água do poço do Arco-Íris. Surpreendendo toda a equipe e aos outros convidados, recebeu sonoros e merecidos aplausos. Assim que voltou à superfície, Dona Zilda exclamou: "Nunca me senti tão viva!"

Alimentando os macacos no Rio do Peixe, Bonito/MS

Final de tarde no Rio do Peixe... sempre tem que ter um registro!

03.10.2009 – No segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade de fazerem a flutuação no Bonito Aventura e realizar mergulho livre nas águas do principal rio da cidade, Rio Formoso. Dirceu Martins (repórter): “’Ir fundo’, no caso, não significa mergulhar, mas sim aproveitar a oportunidade rara de se observar vida dentro de um rio, como se fosse um filme passando à frente dos olhos. Imagens para se guardar pra sempre e lembrar para o resto da vida”.

Entrevista com D. Zilda depois de uma bela flutuação no Bonito Aventura

Após um delicioso almoço servido no Bonito Aventura, os participantes seguiram para mais uma aventura, Bóia Cross do Hotel Cabanas, onde puderam descer cerca de 1000 metros no Rio Formoso em bóias individuais, uma emocionante aventura nas corredeiras, curtindo a emoção de enfrentar três cachoeiras e duas corredeiras.

Seguindo instruções do Monitor do Bóia Cross, Beto

Além de sentir a aventura das quedas, tiveram a oportunidade de contemplar o belíssimo rio Formoso com centenas de peixes e uma incrível flora subaquática. Após o trabalho de filmagem, chegou a vez da equipe aproveitar também o passeio. Enquanto isso, os convidados fizeram uma visita breve no Balneário Municipal de Bonito. Segundo comentários, ficaram encantados com a quantidade de piraputangas próximo ao deque.

04.10.2009 – No terceiro dia, foi à vez de flutuar nas águas cristalinas do Rio Sucuri. Após um percurso de 500m de trilha na mata ciliar, os convidados foram até as nascentes do rio, onde puderam avistar piraputangas, dourados, curimbas fazem o espetáculo junto à ressurgências. Messias, convidado de Ribeirão Preto mal podia acreditar, ao ver um Dourado de pelo menos oito kilo; "sempre achei valioso um dourado no anzol. Hoje descobri que, vivo, dentro da água, ele é impagável". Em seguida, após o almoço, seguiram rapidamente para a Praia da Figueira, onde os convidados puderam conhecer uma lagoa de águas cristalinas de 60.000m2. A equipe de filmagem sem perca de tempo, fizeram um percurso em torno do lago num carrinho elétrico onde puderam avistar juntamente com o convidado Izaias alguns pássaros. Já no final da tarde, a equipe e os convidados seguiram para um banho de cachoeiras, no Parque das Cachoeiras. Após uma caminhada por trilha ecológica na mata ciliar do Rio Mimoso, observando os encantos da fauna e flora locais, os convidados puderam tomar banho e contemplar belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias, cada uma com sua beleza e encanto, além de pequenas cavernas, piscinas naturais.

05.10.2009 – Já no quarto dia, os participantes queriam mais aventura, para isso foram levados a fazer um rapel de 90 metros negativo na Cachoeira do Boca da Onça. Quando o repórter perguntou “Quem vai?”, a resposta logo veio “Tô dentro”. Mais uma vez Dona Zilda, 62 anos, surpreende a todos. "Quando era mocinha, não tive esta oportunidade", explica ela. "Não quero perder a que talvez seja a primeira e a última". Isaías, de São José dos Campos, fã de pássaros, estava se sentido um deles, sentido a emoção de flutuar junto com as criaturas que ele mais admira.

Entrevista com Jane Cavalcante, antes da descida de rapel... 90 metros negativos

De volta a cidade, os participantes foram conhecer o Projeto Jibóia. Todos estavam apreensivos. Pensar em tocá-la, ou pior, deixar uma delas se enrolar no pescoço é tortura que quase ninguém tolerou. Mas depois de uma breve explanação sobre as cobras, os flashes começaram a surgir. Nem a equipe do Terra da Gente resistiu à tentação.

Equipe e convidados no Projeto Jibóia

06.10.2009 - No dia seguinte, precisando recarregar as energias gastas nos dias anteriores, nada melhor do que uma flutuação no Rio da Prata. Já no inicio da flutuação, a equipe e convidados deram de cada com uma sucuri. Segundo Dirceu Martins, repórter do Terra, a serpente deslizava suavemente pela água, desfilando destreza e elegância bem perto deles. Depois, o cortejo dos cardumes: pacus, piraputangas, corimbas, piaus e belos dourados. Em seguida, seguiram para o Buraco das Araras, onde puderam avistar vários casais de araras nas dolinas, voando e revoando sobre as suas cabeças.

07.10.2009 - No ultimo dia de passeio, não poderia ficar de fora uma visitação ao Cartão Postal de Bonito, a Gruta do Lago Azul. Nem a chuva que caiu na noite anterior, pode atrapalhar a programação do dia. Saindo da cidade o tempo ainda estava nublado, mas chegando ao portal da gruta, já estava o sol alegrando e iluminando o caminho.

Entrevista com convidados na Gruta do Lago Azul

No caminho deram de cara com muitas formigas cuiabanas. Já na hora no almoço, seguiram para a fazenda Estância Mimosa, onde foram recebidos com um delicioso almoço com pratos e doces regionais, aguardando no fogão à lenha. Em seguida, após um breve descanso no redário e na beira da lagoa, onde puderam avistar jacarés de papo amarelo, seguiram para a trilha. A caminho da trilha, a equipe conseguiu avistar um tamanduá. No meio da floresta do Rio Mimoso em meio a árvores centenárias e animais silvestres, passaram por várias cachoeiras; proporcionando aos convidados a oportunidade de se refrescar em suas piscinas naturais. Depois de tanta diversão, nada melhor que retornar à sede, e ter um lanche da tarde para reabastecer.

Repórter Dirceu Martins, gravando sua 'passagem' na Estância Mimosa

Equipe e convidados fazendo foto final depois da trilha na Estância Mimosa

Depois de uma longa caminhada na Estância Mimosa, o pessoal estava a mil ainda

08.10.2009 – Manhã livre.

--
Para a realização deste trabalho o Terra da Gente realizou uma parceria com Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (ATRATUR), com Hotel Pira Miúna, Azul Linhas Aéreas Brasileiras e MTK.

Para o sucesso de todo trabalho, a ATRATUR contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e da Associação de Guias de Turismo de Bonito (AGTB), Restaurante Pantanal e Ygarapé Tour (doação de DVD).

Os melhores momentos da viagem serão exibidos no programa de TV Terra da Gente, em outubro, e na revista do Terra da Gente no mês de novembro. Além disso, a aventura pode ser acompanhada através do portal do Terra da Gente: www.terradagente.com.br e no Blog da ATRATUR: www.atrativosbonito.blogspot.com

--

Nenhum comentário:

Busca