quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Adventure: último dia em Bonito-MS

--
Por Dirceu Martins - terra da Gente

A expedição foi, antes de tudo, um barato. Nenhum acidente, nenhum dano causado à natureza, muita conversa e descontração. Para a reportagem, rendeu um caminhão de imagens e histórias, que a gente vai contar com muita satisfação logo logo, no Programa e na Revista Terra da Gente.


Que a natureza é cheia de encantos, qualquer pessoa de bom senso concorda. Mas será que isso é suficiente? Admirar os bichos e a paisagem já é um passo importante para quem quer entender a importância da conservação dos ambientes, mas será que a nossa expdição influenciou a visão dos nossos quatro aventureiros convidados? Como será que a vida deles segue, daqui pra frente?Messias, de Ribeirão Preto, disse que vai antecipar um mestrado em direito ambiental. Decidiu virar advogado da natureza.


Isaías, o engenheiro de São José dos Campos, vai contatar uma Associação de Observadores de Aves para tentar fazer um levantamento das condições de árvores e dos pássaros do centro da cidade dele.


Dona Zilda, de Leme, falou que, como já tem os 20% obrigatórios de reserva de mata no sitiozinho dela, vai tentar convencer os vizinhos para que eles façam o mesmo.


E Jane, nossa técnica ambiental, vai convocar uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Zé Doca, que fica a trezentos quilômetros de São Luís, para lançar a idéia da exploração turística local com plano de manejo. Um jeito de gerar renda e conservar.

Daqui a pouco, o nosso avião decola rumo a Campo Grande. As intenções, que não estavam na bagagem de vinda, não devem gerar peso extra. Mas tomara que pesem bastante nas decisões destes quatro afortunados que ganharam uma expedição de aventura e levaram uma experiência de vida inesquecível.

De quebra, sobrou sorte pra mim, que aprendi com eles e com tudo que vivi nestes sete dias do Terra da Gente Adventure 2009. Vida longa a todas as boas intenções!

Por Dirceu Martins

Um comentário:

Unknown disse...

Quando fui escolhido para participar do 'Terra da Gente Adventure IV', imaginei encontrar em Bonito, MS, o que há de mais belo na natureza. Não me enganei, contudo, além das belezas naturais - que são de encher os olhos e de tirar o fôlego - encontrei amigos. Pessoas que não sabem o que fazer para agradar o turista, que, aliás, é recebido e tratado como amigo, ou mesmo como uma pessoa da família.
Para vocês, Nádila, Herculano, Cícero e tanto outros, fica aqui registrado meu sincero agradecimento e um até breve.

Messias Falleiros

Busca